domingo, 12 de outubro de 2008

Suculento seviche do sardinhas

Encontrei esta deliciosa receita, neste delicioso blog Senhor Prendado

I N G R E D I E N T E S

Sardinhas frescas
Sal grosso
Vinagre de vinho branco
Azeite de oliva
Alho fatiado em lâminas finas
Pimenta “dedo de moça”cortada em rodelas finas
Pimenta em grão ( rosa,branca e do reino)
Ramo de alecrim
Folhas de louro
P R E P A R A Ç Ã O

Limpe bem as sardinhas, abra-as, elimine a cauda e a barbatana do dorso de modo a obter “filés” de sardinhas inteiras. Numa tijela de vidro espalhe uma camada de sal grosso no fundo e sobre ela uma camada de sardinhas justapostas, outra camada de sal e assim sucessivamente até terminar com uma camada de sal. Tape a tijela e deixe as sardinhas desidratarem no sal por exatas TRES HORAS
Passado o tempo necessário retire as sardinhas do sal, sacuda-as e raspe com uma faca o sal para remove-lo. NAO LAVE AS SARDINHAS. Lave a mesma tijela utilizada, seque-a bem e justaponha novamente as sardinhas em camadas. Cubra totalmente todo o conteúdo com o vinagre branco tape novamente a tijela e deixe repousando por mais TRES HORAS.
Por último despeje o vinagre, retire as sardinhas seque-as num pano limpo. Lave mais uma vez a tijela, seque-a e espalhe no fundo algumas lâminas do alho, um pouco da pimenta vermelha em rodelas, uma folha de louro,os grãos de pimenta e vá justapondo as sardinhas sempre intercalando as camadas com os temperos, de forma sucessiva.
Ao final cubra todo o conteúdo com azeite de oliva de boa qualidade, tape a tijela deixe as sardinhas totalmente imersas repousando no azeite por no mínimo DOIS DIAS antes de consumi-las. Conserve em temperatura ambiente, fora da geladeira.

Sem comentários: