quarta-feira, 29 de outubro de 2008

almoço

Caros amigos,

Hoje, em comemoração do lindo dia que está e do primeiro comentário enviado ao Sardinha de Pé, vou comer uma sardinha de lata (e para tal vou abrir uma preciosa lata, ainda tenho que escolher qual delas, tenho pena, coitadinhas), acompanhada por uma salada de tomates - biológicos - e uma sopa de cenoura. E para terminar uma fatias de queijo (também biológico), com uma pão - fresquissimo - de Mafra.
Pronto, já sabem tudo, sim, sim, tudo.


PS: ah, mas sim, estou a trabalhar

Adivinha


En honneur a mon premier commentaire, voici un petit jeu.
Quel est l'intrus?

Para festejar o primeiro comentário neste blog, um joguinho: quem é o intruso?

domingo, 12 de outubro de 2008

Suculento seviche do sardinhas

Encontrei esta deliciosa receita, neste delicioso blog Senhor Prendado

I N G R E D I E N T E S

Sardinhas frescas
Sal grosso
Vinagre de vinho branco
Azeite de oliva
Alho fatiado em lâminas finas
Pimenta “dedo de moça”cortada em rodelas finas
Pimenta em grão ( rosa,branca e do reino)
Ramo de alecrim
Folhas de louro
P R E P A R A Ç Ã O

Limpe bem as sardinhas, abra-as, elimine a cauda e a barbatana do dorso de modo a obter “filés” de sardinhas inteiras. Numa tijela de vidro espalhe uma camada de sal grosso no fundo e sobre ela uma camada de sardinhas justapostas, outra camada de sal e assim sucessivamente até terminar com uma camada de sal. Tape a tijela e deixe as sardinhas desidratarem no sal por exatas TRES HORAS
Passado o tempo necessário retire as sardinhas do sal, sacuda-as e raspe com uma faca o sal para remove-lo. NAO LAVE AS SARDINHAS. Lave a mesma tijela utilizada, seque-a bem e justaponha novamente as sardinhas em camadas. Cubra totalmente todo o conteúdo com o vinagre branco tape novamente a tijela e deixe repousando por mais TRES HORAS.
Por último despeje o vinagre, retire as sardinhas seque-as num pano limpo. Lave mais uma vez a tijela, seque-a e espalhe no fundo algumas lâminas do alho, um pouco da pimenta vermelha em rodelas, uma folha de louro,os grãos de pimenta e vá justapondo as sardinhas sempre intercalando as camadas com os temperos, de forma sucessiva.
Ao final cubra todo o conteúdo com azeite de oliva de boa qualidade, tape a tijela deixe as sardinhas totalmente imersas repousando no azeite por no mínimo DOIS DIAS antes de consumi-las. Conserve em temperatura ambiente, fora da geladeira.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Amuo

Ainda estou zangada.
Mesmo assim comprei latas de sardinha, de marcas completamente desconhecidas (para mim, pelo menos) e arrumei-as no armário da cozinha, em previsão de uma sesssão fotógráfica em tempos de paz.